Futebol

Fifa suspende Federação de Futebol da Índia por “interferência externa”

A Fifa anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão imediata de todas as atividades da Federação Indiana de Futebol (AIFF). A decisão foi por conta de uma “interferência externa”, que viola os estatutos da entidade.

Desta forma, os clubes e seleções masculinas e femininas indianas não podem disputar partidas profissionais ou juniores até nova ordem. O Mundial Sub-17 de futebol feminino, que seria sediado no país, de 11 a 30 de outubro, receberá uma nova casa.

A AIFF está em um estado caótico, sendo administrada por gestores depois que o ex-presidente Praful Patel permaneceu no cargo além do mandato máximo de 12 anos. Além disso, ele ocupou diversos cargos governamentais de alto nível durante seu mandato na AIFF, de 2009 a 2022.

De acordo com o estatuto da Fifa, as federações devem estar livres de interferência legal e política em seus respectivos países. A entidade já havia suspendido outras federações nacionais por motivos semelhantes. Paquistão, Quênia e Zimbábue foram suspensos este ano.

Novas eleições serão realizadas na federação indiana em 28 de agosto e o processo de votação começou na semana passada, depois que a Suprema Corte da Índia aprovou um cronograma preparado pelos gestores.

O ex-capitão da seleção indiana masculina Bhaichung Bhutia considerou a suspensão “muito dura” e sugeriu uma organização do futebol local.

  • Acho que é uma grande oportunidade para acertar nosso sistema. E é muito importante que todas as partes interessadas, as federações, associações estaduais, ministério do esporte, se reúnam para acertar o sistema e todos trabalhem para melhorar o esporte – disse ao jornal indiano Sportsstar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo