Noticias

Brasil na Copa do Mundo: saiba mais sobre a trajetória do país com Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui

Em ano de Copa do Mundo, ficamos empolgados com o desempenho de nosso país, afinal, se trata de uma nação apaixonada pelo esporte. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, um grande entusiasta do esporte, neste artigo, conta parte da trajetória do país e o seu quadro de medalhas atual. Ficou interessado? Continue a leitura e entenda os motivos pelos quais é um dos favoritos para ganhar o Hexa! 

A Copa do Mundo

Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que a competição surgiu no ano de 1928, criada pelo francês Jules Rimet, após ter assumido o comando da instituição mais importante do mundo do futebol: a FIFA (Federation International Football Association). A primeira edição da competição aconteceu no ano de 1930 no Uruguai e contou com a participação de apenas 16 seleções.

No ano de 1930, o Uruguai se consagrou como campeão da primeira Copa do Mundo, nos dois campeonatos seguintes, 1934 e 1938, tendo Itália e França como sede, respectivamente, foi a vez da Itália garantir o pódio. Porém, a competição foi suspensa entre os anos de 1942 e 1946 devido à eclosão da Segunda Guerra Mundial que parou o mundo e todas as suas atividades.

A primeira vez que o Brasil foi sede na Copa do Mundo

De acordo com Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, o Brasil foi convidado para sediar a Copa, pela primeira vez, no ano de 1950. Entretanto, não conseguiu o favoritismo e foi derrotado pelo Uruguai, apesar do grande favoritismo e de todos os torcedores que consideravam o time imbatível. O episódio ficou conhecido como “Maracanazo”, e ainda é um trauma na história do país. 

Brasil e os títulos na Copa do Mundo

Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que o país foi campeão da competição entre países cinco vezes. E, atualmente, é o país com mais títulos acumulados na Copa do Mundo. Sua última vitória aconteceu no ano de 2002, contra a Alemanha, por 2 x 0. Na época, a seleção contava com nomes como, por exemplo, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. 

  1. O primeiro título 

O primeiro título veio no ano de 1958, com o evento sediado na Suécia. A seleção canarinho, como ficou conhecida, derrotou o país-sede com um placar de 5 x 2. Na época, o país contava com jogadores como Pelé, Vavá, Garrincha, Zito, Mazzola, Nilton Santos, Didi, Gilmar e Zagallo, jogadores que, até hoje, possuem grande expressividade na história do futebol brasileiro. 

  1. O segundo título 

Já o segundo título veio na Copa de 1962. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que, no ano em questão, o país ainda contava praticamente com a mesma seleção do título de 1958. O evento foi realizado no Chile e, diferentemente do formato que conhecemos hoje, o time campeão da edição passada não jogava a fase eliminatória, tendo sua vaga garantida na competição.

  1. O terceiro título

No ano de 1970, o Brasil conquistou o favoritismo, se tornando o único país a conquistar três títulos na competição. A disputa foi marcada por Pelé que, apesar de não ter feito nenhum gol, participou de jogadas importantes e fez diversos passes que marcaram a história do futebol. O título de campeão veio após o país derrotar a Itália, segunda favorita para o título, por 4 x 1. 

  1. O quarto título

Na Copa de 1994, o país chegou ao tetracampeonato na disputa de pênaltis contra a Itália, terminando as cobranças com uma vitória de 3 x 2. Sediada nos Estados Unidos, a competição bateu todos os recordes de público. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui conta que após o título, o país estava em luto, e a conquista contou com uma homenagem a Ayrton Senna, que havia falecido há pouco mais de um mês. 

Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui
Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui
  1. O quinto título

O último título veio no ano de 2002. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui lembra que a seleção canarinho garantiu a vitória na Copa do Japão e da Coreia do Sul, jogando contra a Alemanha e vencendo de 3 x 2. Os gols do título foram de Ronaldo: um dos grandes nomes da seleção brasileira da época. Além dele, a base contava com Marcos, Lúcio, Cafu e Ronaldinho. 

Agora, você já sabe os motivos pelos quais o país sempre será um dos grandes favoritos na história do futebol, independentemente de seus momentos de derrota. Para Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, o país construiu uma história que jamais poderá ser apagada. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo