Atleta de resistência britânico vence corrida de 35 km contra cavalo

Um atleta de resistência britânico levou a melhor contra o seu rival de quatro patas ao cruzar a linha de chegada em primeiro e vencer a corrida “The Whole Earth Man V Horse” em Llanwrtyd Wells, no País de Gales, no último sábado (11).

Ricky Lightfoot, um bombeiro de 37 anos da Vila de Dearham, em Cumbria, no noroeste da Inglaterra, tornou-se a terceira pessoa a vencer um cavalo na história da corrida, na qual corredores enfrentam os animais para ver quem consegue ultrapassar o outro.

Completando a trilha de 22 milhas, cerca de 34 quilômetros, com o tempo de 2h22min23seg, Lightfoot também é o primeiro corredor em 15 anos a vencer a competição após o triunfo de Florien Holtinger em 2007, diz comunicado dos organizadores do evento.

A competição foi criada na década de 1980, após duas pessoas apostaram no pub Neuadd Arms Hotal se um homem conseguiria derrotar um cavalo em uma corrida de longa distância.

Em 2004, Huw Lobb se tornou o primeiro homem a vencer o evento ao derrotar o cavalo mais rápido em 2h05min, segundo consta no site oficial da competição.

Neste 11 de junho, um grupo de 1.200 corredores competiu contra 60 cavalos e cavaleiros no evento, que aconteceu entre as colinas escarpadas e terrenos lamacentos do interior do País de Gales. Lane House Boy ficou em segundo lugar, atrás de Lightfoot e do cavaleiro Kim Alman, terminando com um tempo de 2h24min24seg.

O desempenho impressionante de Lightfoot foi ainda mais notável, já que ele estava acordado desde as 6h no fuso britânico (2 horas da manhã no Brasil) de sexta-feira (10) para voar de Tenerife, na Espanha, para Manchester, no Reino Unido.

Ele chegou ao País de Gales às 4h da manhã (00 horas no Brasil) antes de viajar para Llanwrtyd Wells no sábado (11), apenas duas horas antes do início da corrida.

“Estou satisfeito por ter vencido o Whole Earth Man V Horse”, disse Lightfoot à CNN por e-mail nesta segunda-feira (13). “Eu tinha ouvido falar dos dois vencedores anteriores, Huw Lobb e Florien Holtinger, e estou muito feliz por estar entre apenas as três pessoas que já venceram o cavalo”, comemorou.

“Foi ótimo competir em uma corrida tão lendária e única que começou a partir de uma conversa em um pub local. Fiquei acordado por 29 horas antes da corrida e tive que dirigir cinco horas para casa depois, então nem preciso dizer que estou acabado , mas valeu a pena”, acrescentou.

Quem é Lightfoot

Um corredor de resistência afiado, Lightfoot venceu anteriormente a corrida Zegama-Aizkorri na Espanha em 2009.

Três anos depois, ele conquistou a vitória  em sua primeira ultramaratona no Hammer Trail, na Dinamarca, antes de vencer mais três trilhas de resistência no País de Gales, na Ilha da Reunião e na África do Sul em 2013.

Em 2014, ficou em primeiro lugar no Dodo Trail nas Ilhas Maurício e a Ultra SkyMarathon na Ilha de Madeira no ano seguinte.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

spot_img

Ultimas notícias