Noticias

Quem é o culpado pelo alto preço da gasolina?

Conforme comenta Giovani Dadalt Crespani, empresário e sócio-fundador do Grupo CPN — empresa de intermediação na venda de combustíveis, e que possui franquias de postos de abastecimento no Brasil —, não é só o nosso país que sofre com as constantes mudanças no preço da gasolina. Para falar a verdade, isso ocorre com todas as nações do mundo, mas por que será que isso acontece?

Ainda que muitas pessoas queiram buscar um culpado para essa questão, é sempre bom lembrar que a matéria para a produção do combustível é o petróleo, e esse mesmo produto também possui outras finalidades. Neste artigo, você compreenderá se realmente existe alguém que se responsabilize pelo elevado valor desse líquido, e qual o método mais eficaz para evitar pagar mais caro. Sendo assim, se esse assunto é do seu interesse, sugerimos que leia esse artigo até o final.

Sobre o petróleo e a sua funcionalidade

Em primeiro lugar, conforme explica o empresário Giovani Crespani, o petróleo é uma matéria muito cobiçada, não só para a elaboração do combustível, como também para a criação de:

  • Fertilizantes;
  • Eletrônicos;
  • Produtos plásticos;
  • Rede alimentícia.

Ou seja, um elemento que já é um pouco limitado e que ainda precisa ser compartilhado com todos esses outros pontos listados, com certeza terá o seu valor nas alturas. Ainda assim, o comércio dá a preferência para a produção do combustível, pois é através dele que todos os meios de transporte funcionam, e sem eles, não teríamos entregas de produtos, alimentos, etc.

Quem se responsabiliza pelo alto valor da gasolina

De qualquer modo, esse fator de que o petróleo é uma matéria que precisa ser compartilhada não serve como desculpas para que alguns países paguem mais caro no preço dele. Para falar a verdade, de fato, existe aquele que toma a decisão do valor, e, conforme explica Giovani Dadalt Crespani, podemos direcionar essa tomada de decisão ao Mercado Internacional.

O Mercado Internacional é quem define o preço de cada barril de petróleo, e para a infelicidade de quem paga em real ou qualquer outra moeda que seja menor do que a do dólar, o preço fica muito mais alto. Faz todo o sentido, não é mesmo? E o pior de tudo é quando algumas empresas de corretagem acabam cobrando ainda mais caro em cada litro da gasolina. Mas, felizmente, existe uma saída para tudo isso. 

Saiba como evitar pagar mais caro em um abastecimento

Para que você consiga abastecer com um preço mais justo, é necessário conhecer a franquia na qual você está investindo. A melhor sugestão com certeza é se dirigir até um dos postos de abastecimento do Grupo CPN, pois lá, além da qualidade do serviço e do produto, a certeza de que o valor não será tão elevado é o que a torna tão renomada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo