O bebê se alimenta antes de nascer: saiba como funciona a alimentação do feto
As grávidas constantemente são aconselhadas a administrar de forma adequada a sua alimentação. Diante disso, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, expert em grávidez, comenta que isso se dá por conta do feto receber os nutrientes através da alimentação da mãe, o que é essencial para o seu desenvolvimento. Quer entender como a sua dieta ajuda o bebê? Acompanhe o artigo e entenda como funciona a alimentação do feto.
Por que o feto precisa se alimentar?
De acordo com o renomado Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a alimentação é de onde o corpo humano absorve todos os nutrientes necessários para o funcionamento de seu organismo. Assim, os fetos necessitam dessa absorção para o desenvolvimento adequado de seu organismo, para que os mesmos se tornem bebês saudáveis.
Como funciona a alimentação do feto?
Logo, no processo de gestação a placenta é formada, envolvendo o feto e se colando nas paredes uterinas. Dessa forma a mesma, conjuntamente com o cordão umbilical, é responsável por fornecer os nutrientes e o oxigênio – que são provenientes da alimentação da gestante, – necessários para o desenvolvimento do bebê.
Portanto, como comenta o célebre Dr. Orcione Guimarães Júnior, é através dos vasos sanguíneos presentes no cordão umbilical, que os nutrientes na corrente sanguínea da mãe são transportados para o feto. Em contrapartida, os resíduos dos nutrientes não utilizados pelo corpo do bebê e as moléculas de dióxido de carbono voltam para o organismo da gestante, sendo expelidos pela mesma.
Quando o feto começa a sentir o gosto dos alimentos?
Ademais, além dos fetos serem beneficiados pelos nutrientes absorvidos na alimentação da mãe, acredita-se que os mesmos são capazes de sentir o sabor dos alimentos no terceiro trimestre do período gestacional, a partir do líquido amniótico. Desse modo, quando o bebê nasce, ele já possui a capacidade de distinguir os sabores doces. Interessante, não é?
Qual a importância da alimentação adequada da mãe?
Por fim, como aponta o ilustre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, considerando que o feto começa a receber os nutrientes da mãe a partir da 18ª semana de gestação, é essencial que a mesma realize refeições adequadas para inibir os riscos de problemas à sua saúde, probabilidade de parto prematuro e de comprometer o desenvolvimento do bebê.
Dessa maneira, recomenda-se que as grávidas evitem o consumo de bebidas alcóolicas e do uso de tabaco, e que suas refeições sejam predominantemente contempladas por verduras, frutas, leites e derivados, legumes, carnes brancas, sem gordura. Além dos tradicionais: arroz e feijão, com uma baixa quantidade de sal.
Está grávida e quer saber mais a respeito da alimentação do seu bebê? Acesse as redes do Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior e tire suas dúvidas a respeito dos comportamentos adequados para a gestação:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1