Noticias

Esse é o novo plano da Arábia Saudita para desfalcar o futebol na Europa

Em janeiro de 2023, Cristiano Ronaldo foi a estrela pioneira a trocar o futebol europeu, onde fez história, para desbravar a Arábia Saudita. E a troca do craque português do Manchester United pelo Al Nassr não foi uma simples transferência, mas sim um marco de um novo mercado no futebol internacional. De lá para cá, vários jogadores de renome deixar a elite do esporte para se juntar à Saudi Pro League.

A última janela de transferências de impacto aconteceu no início de 2023/24, com Benzema, Kanté, Neymar, Mané, Mahrez e tantos outros a desembarcarem no Sauditão. Já em janeiro, os investimentos dos clubes do país diminuíram, mas não porque o projeto já está desfarelando, e sim um planejamento para voltar com força no meio deste ano. E a Arábia Saudita tem um novo plano para desfalcar a Europa.

Segundo o jornal espanhol Marca, o Campeonato Saudita tem a intenção de possuir os 100 melhores jogadores do mundo nos próximos três anos, e a ideia é dar sequência a esse objetivo na reabertura da janela de transferências. A expectativa é que mais astros sejam contratados para 2024/25, cuja estratégia será a mesma que deu certo nos últimos meses: oferecer um caminhão de dinheiro para os jogadores.

Após a primeira leva de craques se adaptarem à Arábia Saudita, a liga entende que os atletas do futebol europeu podem ter uma visão mais favorável ao país, o que facilitaria novas contratações. Ou seja, as estrelas da Saudi Pro League podem convencer outros astros a se juntarem ao projeto com seus relatos in loco. Mais do que isso, os sauditas vão aproveitar o “saldão” dos clubes de ponta.

Mais craques para a Arábia Saudita
Nas últimas semanas, vários times de ponta da Europa viajaram até a Arábia Saudita para oferecer mais craques à Arábia Saudita. Entre eles, estão dirigentes de Manchester United, Chelsea, Barcelona e ​​​​Betis. Essa movimentação é uma tentativa dos clubes se desfazerem de alguns medalhões que não estão rendendo o esperado visando aliviar a folha salarial, pois os rendimentos desses atletas são altos.

Um prato cheio para o Campeonato Saudita, que quer novos astros para fortalecer ainda mais seu futebol e torná-lo atrativo para o resto do mundo. Para tornar o sonho realidade, equipes como Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad, Al Ahli e Al Shabab vão contar com o aporte financeiro do governo do país, que tem injetado bastante dinheiro no esporte para melhorar a imagem da nação.

Entre os jogadores oferecidos à Arábia Saudita, é possível listar Lewandowski, Raphinha, Casemiro e De Gea. Salah e Modric também interessam os clubes do país, mas não é garantido que eles estão dispostos a deixar a Europa pelo novo mercado. Para isso, a liga terá que ter um grande poder de convencimento ($$$). Além dos já conhecidos, um novo clube pretende ter seus próprios craques.

Trata-se do Al Qadsiah, o qual é o líder da segunda divisão saudita e caminha a passos largos rumo ao acesso à elite. A equipe conta com o apoio da empresa Aramco, maior petrolífera do mundo. Por isso, a promoção à Saudi Pro League é um atrativo para brigar por reforços de peso vindos do futebol europeu. Representantes de atletas também consultam o mercado da Arábia Saudita para colocar seus clientes no destino badalado. Em resumo, esperem por uma janela bombástica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo