Você com certeza já deve ter escutado que os medicamentos genéricos são mais baratos, correto? Mas seria só esse o seu diferencial? Na perspectiva do empresário Manoel Conde Neto, pouco se discute sobre a composição dos medicamentos genéricos e sobre a diferença deles com os similares. Por isso, se você tem interesse ou curiosidade no assunto, siga a leitura deste artigo até o final e compreenda essas diferenças para realizar compras conscientes nas farmácias e drogarias.
De início, vamos entender o conceito de medicamento genérico. Como assinala o empresário Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, os genéricos são medicamentos que apresentam princípio ativo ou fármaco, idêntico a um medicamento de referência (original). Dessa forma, a ideia da comercialização desse tipo de medicamento tem como fito substituir os de referências, porém com um custo mais acessível. Para identificá-los, basta verificar a tarja amarela contendo a letra “G”.
Se tratando dos similares, esse passa a ser identificado pela marca ou pelo nome comercial de quem o comercializa. O empresário Manoel Conde Neto explica que assim como os genéricos, os similares possuem também o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência. Sendo assim, a principal diferença dos similares está no prazo de validade do remédio, na embalagem, rotulagem e no tamanho/forma do produto.
Mas então qual a diferença principal entre ambos?
Caso você não saiba, os medicamentos genéricos são mais fáceis de se encontrar no mercado. Entretanto, um fator que preocupa muito os consumidores é acerca da composição desse medicamento. Como pensa o empresário Manoel Conde Neto, os genéricos possuem, além do mesmo princípio ativo do que os originais, a mesma dose e a mesma forma farmacêutica. Assim, é importante mencionar que são regulados pela Anvisa e passam por diversos testes antes de chegar aos consumidores, o que significa que você não precisa ter receio, combinado?
Já quando falamos dos medicamentos similares, podemos dizer que a principal diferença deles, comparados aos originais ou genéricos, está na marca e nome fantasia. Sendo assim, na concepção do empresário Manoel Conde Neto, esse é aquele oferecido ao paciente quando ele busca um medicamento de referência. Ademais, vale pontuarmos que esses remédios também passam pela fase de aprovação e comprovação de sua eficácia. Viu como é importante entender esses conceitos para não ficarmos com preocupações desnecessárias no momento de realizar nossos tratamentos?