Copa do Mundo de Ginástica Artística Baku 2024: programação e onde assistir

A ginástica artística do Brasil viaja ao Azerbaijão nesta semana. Sete atletas do país estarão na Copa do Mundo de Baku, entre 7 e 10 de março. É a terceira etapa da série de quatro eventos que definirão as últimas vagas Olímpicas no esporte.

No masculino, Arthur Nory, Bernardo Actos, Caio Souza e Yuri Guimarães seguem em busca da terceira vaga Olímpica para a ginástica artística brasileira. Andreza Lima, Carolyne Pedro e Júlia Soares participam nas disputas do feminino, que tem a equipe garantida nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

As eliminatórias acontecem a partir das 5h (horário de Brasília) nos dias 7 e 8 de março, enquanto as finais serão nos dias 9 e 10 de março no mesmo horário. O Time Brasil irá transmitir as finais em seu canal do YouTube e a Federação Internacional de Ginástica (FIG) também exibirá em seu streaming através do site figtv.sport.

No dia 7 de março acontecem as etapas classificatórias do solo, barras paralelas e argolas no masculino, e do salto e das barras assimétricas no feminino. As finais desses eventos acontecem no dia 9.

Já no dia 8 acontece a fase eliminatória do salto, cavalo com alças e barra fixa no masculino, e da trave e solo no feminino. As disputas de medalhas nesses aparelhos serão no dia 10.

Como funciona a classificação Olímpica através da Copa do Mundo de Ginástica Artística?
Cada aparelho assegurará vagas nominais para dois atletas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A soma da pontuação é composta pelas etapas de Cairo (EGY), Cottbus (GER), Baku (AZE) e finalmente Doha (QAT), que acontecerá entre 17 e 20 de abril.

Apenas os 16 melhores de cada aparelho pontuam. A partir desse corte, se consideram apenas os atletas elegíveis para as vagas Olímpicas. Desses, o primeiro ganha 30 pontos; o segundo melhor 25, o terceiro 20; o quarto 18; até o 16º, com 1 ponto. Das quatro etapas, os atletas somam os três melhores resultados, contando, portanto, com um descarte.

Arthur Nory busca final e faz contas em disputa por últimas vagas Olímpicas
Esta é a lista de aparelhos em que os atletas da ginástica artística masculina do Brasil vão competir:

Arthur Nory: barra fixa
Bernardo Actos: solo, cavalo, barras paralelas
Caio Souza: argolas, barras paralelas, barra fixa
Yuri Guimarães: solo, salto
Os brasileiros seguem na disputa por uma vaga, mas estão em uma situação delicada, precisando de um excelente desempenho em Baku para continuarem na disputa.

O melhor representante do país após as duas etapas é Arthur Nory, que está focado apenas nas disputas da barra fixa. Ele não ganhou pontos na etapa de Cairo, mas foi o terceiro melhor na etapa de Cottbus dentre os postulantes à vaga e somou 20 pontos. Ele chega a Baku na quinta colocação do ranking Olímpico, sendo que apenas os dois melhores se classificam:

Tang Chia-Hung (TPE) 60 pontos
Robert Tvorogal (LTU) 45 pontos
Ahmed Elmaraghy (EGY) 34 pontos
Angel Barajas (COL) 25 pontos
Arthur Nory (BRA) 20 pontos
Tyson Bull (AUS) 18 pontos
Marios Georgiou (CYP) 16 pontos
Caio Souza (BRA) e Ilias Georgiou (CYP) 14 pontos
Além da disputa na barra fixa, Caio Souza, ele está em 10º lugar na disputa por argolas, com 10 pontos e em 12º nas barras paralelas com 5. Já Yuri está em 10º no salto com 12 pontos e em 11º lugar no solo, com 7,5 pontos. Portanto, eles precisam de um excelente resultado para chegar à última etapa em Doha com chances.

De olho em Paris 2024, Júlia Soares estreia nova série do solo, uma mistura de Raça Negra com Edith Piaf
Com a equipe feminina classificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024, as representantes da ginástica artística feminina do Brasil não precisam somar pontos para a classificação Olímpica, mas chegam em Baku com a expectativa de um ótimo resultado.

Esta é a lista de aparelhos em que as atletas da ginástica artística feminina do Brasil vão competir:

Andreza Lima: salto, barras assimétricas, trave
Carolyne Pedro: salto, barras assimétricas, solo
Júlia Soares: trave, solo
Os fãs de ginástica estão na expectativa pela primeira apresentação da nova rotina de solo de Júlia Soares, que foi inclusive campeã no aparelho da Copa do Mundo de Baku em 2022.

A atleta fez parte da equipe medalhista de prata no Campeonato Mundial Antuérpia 2023 e nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Ela apresentará uma mistura de Raça Negra e Edith Piaf, já de olho em conquistar o público francês nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Onde assistir ?

Onde assistir à Copa do Mundo de Ginástica Artística Baku 2024
Data: de 7 a 10 de março
Horário: 5h00 (Brasília)
Onde assistir (finais): YouTube do Time Brasil e streaming da Federação Internacional de Ginástica (FIG)

Sair da versão mobile