ESPORTES SOBRE DUAS RODAS – OFFROAD

Motocicleta antes de mais nada é diversão. E uma das maneiras mais legais de se divertir sobre duas rodas é no fora de estrada.

Fazer uma trilha no fim de semana, praticar motocross ou mesmo qualquer atividade em pavimento de terra é uma verdadeira terapia e além disso, ajuda e muito na melhora da técnica do piloto.

A menor aderência do pavimento e o ato de domar a moto naquela saída de traseira, escorregando numa descida e as derrapadas ao girar mais agressivamente o acelerador é viciante e tudo isso, podendo praticar uma atividade ao ar livre, sem trânsito e os riscos de um ambiente urbano ou rodovia.

São várias as práticas para todos os gostos do motociclista que queira se aventurar no fora de asfalto e o melhor, para todos os níveis de expertise.

A ESCOLHA DA MOTO PARA ESPORTE SOBRE DUAS RODAS
Tudo começa na escolha da máquina ideal que apesar de não ser necessariamente simples, também não é necessariamente muito dispendioso.
Já é possível começar a se divertir sem grandes investimentos, tendo somente alguns itens básicos para que se adequem ao tipo de terreno irregular.

EQUIPAMENTOS E MOTOS PARA ESPORTES OFF ROAD
TRILHA:
Seja um passeio ou numa tocada mais “forte”, qualquer motociclista habilitado com uma moto minimamente adaptada já consegue iniciar e se divertir, muito.

As motos para quem pretende fazer trilhas, precisam de uma suspensão com curso longo, adaptada para absorver as irregularidades do terreno, relação mais curta e pneus com cravos são altamente recomendados. Esse tripé geralmente dá conta do recado e você já começa a se divertir. Obviamente que assim como a moto, é essencial um “kit” de proteção para o piloto e isso vale para qualquer modalidade sobre as duas rodas seja no on road ou off road.

Botas são extremamente importantes, joelheira, cotoveleira, um colete especial para absorver qualquer choque com o guidão, luvas e capacete especial são encontrados com facilidade no mercado e vão ajudar no seu desempenho. Garanta calça e blusa próprias para atividade outdoor pois você com certeza vai se sujar. Qualquer terreno fora de estrada, estradinha rural já permite você passear e se divertir.

Motocross
MOTOCROSS:
Atividade esportiva que se divide em várias modalidades. Aqui o preparo do piloto e experiência em motos offroad é altamente recomendado. Se trata realmente de um esporte e o preparo físico faz toda diferença.

Além disso, os modelos de motos para performar no motocross são mais agressivos, já que além de uma moto com as características ideais é necessário equipar a motocicleta com um conjunto mais robusto contando com peças de alta qualidade, motor forte seja 2 ou 4 tempos, suspensão preparada para aguentar saltos e todo um preparo para garantir além de performance, segurança. Aqui, mais do que nunca, o equipamento de proteção é essencial e obrigatório para te proteger. Existem várias pistas fechadas por todo Brasil para você praticar as mais diversas modalidades como freestyle, arenacross, trial e Enduro.

RALLY:
Modalidade esportiva que também demanda e muito do piloto, é indicada para quem já tem experiências em trilhas e motocross que vão ajudar muito a entender o comportamento da moto em um ambiente mais controlado. É também recomendado ter algum conhecimento de mecânica.

Como os trajetos de Rally são longos e cheios de empecilhos, a moto dessa modalidade precisa ter componentes de alta durabilidade. Modelos próprios contam com motores potentes e suspensão reforçada, para aguentar os terrenos acidentados por longos trechos entre deslocamento e as sessões de especiais além de precisar contar também com sistemas de navegação. Muitos equipamentos aftermarket são necessários para equipar o veículo e deixa-lo em condições de competir. Como falado acima, recomendado para pilotos experientes é uma modalidade que demanda demais do piloto. Vale a experiencia prévia em outras modalidades do fora de estrada.

FLAT TRACK:
Cada vez mais popular no Brasil, data de meados dos anos 1920 nos EUA. Uma pista oval, chão de terra batida e motos Harley-Davidson e Indian disputavam uma espécie de Drift sobre duas rodas. Hoje muitos modelos de várias marcas são adaptados para a modalidade. A moto é “limpa” removendo todos os itens usados no dia a dia como faróis para lamas espelhos painel e até mesmo o freio dianteiro e os pilotos disputam lado a lado num oval curto sempre deslizando a roda traseira girando para a esquerda (devido ao freio traseiro ser montado no lado direito da motocicleta evitando que o conjunto raspe no chão). Diversão garantida, é difícil pegar o jeito para os não iniciados. Aqui como em todas as outras modalidades a prática é o segredo. Demanda além de fisicamente do piloto, uma coordenação motora grande coordenando aceleração, o balanço do corpo e o equilíbrio da motocicleta.

Seja nessas modalidades ou em qualquer outra sobre duas rodas o que vale é fazer o que gosta. Fica a dica para os que nunca tentaram em experimentar. Com um investimento muito menor que na motovelocidade em pista, você ainda pode desfrutar com amigos aos finais de semana. O terreno está sempre sob constante mudança e cada volta na terra nunca é igual à outra.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

spot_img

Ultimas notícias